Uso de camisinha previne doenças sexuais no Carnaval

Compartilhe esta notícia:

Rede Drogal distribuirá sete mil preservativos durante os dias de folia no Trio Elétrico Batatão

A Rede Drogal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga, irá auxiliar na conscientização e prevenção das DSTs no Carnaval deste ano. Serão distribuídos sete mil preservativos durante os cinco dias de folia no Trio Elétrico Batatão.

A camisinha é um dos métodos contraceptivos mais eficientes, pois apresenta uma taxa de 90-95% de eficiência na prevenção da transmissão de DSTs e da gravidez indesejada, e deve ser utilizada em todas as relações sexuais. Além disso, é acessível à população e não há contraindicações.
Em relações sem o uso da camisinha, podem ser contraídas doenças graves como o HPV, herpes, sífilis, Hepatite B e C, e a mais temida delas: AIDS.

De acordo com o médico urologista Rafael Buta, da Aliança Instituto de Oncologia, passado o período de folia são recorrentes no consultório episódios de gonorreia e a clamídia, que causam uretrite no homem e doença inflamatória pélvica na mulher.

“A prevenção das doenças é feita com o sexo seguro, sexo apenas com preservativo”, enfatiza Rafael. Segundo o médico, para a maioria das doenças, a proteção com a camisinha é bem eficaz. No entanto, em casos de lesões, como HPV e outras doenças, que podem surgir em outras regiões além do pênis, como na virilha, região pubiana e na bolsa testicular, o preservativo não protege 100%.

Para curtir o Carnaval com segurança, o diagnóstico prévio e o conhecimento sobre as DSTs é o principal fator a ser avaliado. Ao notar qualquer anormalidade na região íntima, deve-se procurar um médico para identificar e tratar corretamente, para que o indivíduo se cure e também não transmita a doença para outros parceiros.

 

Compartilhe esta notícia: